Metodologia Lumiar

A Metodologia Lumiar é uma abordagem inovadora de aprendizagem que apoia o desenvolvimento do estudante desde sua primeira infância, e se faz presente durante toda a sua formação.

Nossa metodologia é original no sentido de que propõe e pratica, de maneira inédita, o conceito de aprendizado com base em projetos, como instrumento de interrelação de estudantes. Ela leva em conta os interesses e necessidades de aprendizagem de cada criança, estimulando a curiosidade, a responsabilidade, a autonomia e a paixão por aprender.

Os 6 Pilares da Metodologia Lumiar

tutor e mestres e alunos

01. Tutor e Mestre

Como educadores, temos Tutores e Mestres trabalhando em conjunto.

Os Tutores são profissionais da educação que auxiliam os estudantes a descobrir, validar e ampliar seus interesses, e perceber suas necessidades de desenvolvimento.

Já os Mestres são profissionais de diferentes áreas, apaixonados por um assunto e que têm vontade de compartilhar seus conhecimentos.

Juntos participam da cocriação, acompanhamento e avaliação dos projetos que serão realizados pelos grupos.

02. Multietariedade

Na Escola Lumiar, estudantes de múltiplas idades interagem em todas as atividades.

Isso permite experiências de aprendizagem cooperativas e colaborativas, promovendo a compreensão, o respeito e a valorização das diferenças, tornando os estudantes mais preparados para a vida em sociedade.

No Ensino Fundamental, por exemplo, os estudantes podem ser agrupados em três ciclos de acordo com suas idades: Fundamental 1 (6 a 8 anos), Fundamental 2 (9 a 11 anos) e Fundamental 3 (12 a 14 anos).

alunos e tutor

03. Aprendizagem Ativa

LUM_mar2020_may_9433-scaled-1-1024x682

Trabalhar com projetos é uma experiência instigante, que favorece o pensamento crítico e o engajamento dos estudantes.

Além de facilitar o desenvolvimento de competências e habilidades, possibilita trabalhar conteúdos de forma prática e contextualizada.

04. Gestão Participativa

As práticas pedagógicas, as relações sociais e a organização do dia a dia são gerenciadas de maneira participativa por estudantes, educadores e funcionários da escola.

Isto acontece em diversos tipos de atividades. Uma delas é a Roda, onde toda a comunidade escolar discute a melhor maneira de trabalhar em conjunto, definir regras e acordos para a organização geral da escola, e a utilização do espaço comum de forma democrática.

Projeta-se, assim, para o âmbito escolar, o funcionamento esperado de uma sociedade participativa e democrática, estimulando crianças e jovens a atuarem de forma consciente na comunidade.

Escola-Lumiar_Internacional-11-scaled-1-1024x683

05. Avaliação Integrada

Imagem_vídeo-4_0_13-scaled-1-1024x576

Na Escola Lumiar, a autoavaliação é fundamental. Há um grande esforço para que os estudantes compreendam seu próprio processo de aprendizagem.

Os educadores, por sua vez, utilizam diferentes procedimentos e linguagens para avaliar, garantindo intencionalidade e oferecendo feedback constante a todos os envolvidos.

Com este diálogo, é possível entender o que precisa ser melhorado, quais são os próximos passos a seguir e como os objetivos individuais e do grupo podem ser alcançados.

06. Currículo em Mosaico

O Currículo em Mosaico é uma maneira não linear de organizar o percurso de aprendizagem.

Entendemos que cada criança, na sua individualidade, é única e tem uma trajetória própria, influenciada por suas preferências e pelos meios culturais e sociais em que vive.

Utilizando um currículo que não é fixo, é possível incluir os mais variados interesses, permitindo uma visão mais ampla do mundo.

Com o apoio da Plataforma Mosaico Digital, os pais e educadores podem acompanhar a evolução dos estudantes durante toda essa jornada de aprendizagem.

Copy-of-_DSC7628-scaled-1-1024x684

Quer saber mais sobre nós?