Perguntas e Respostas

Você sabe que o mundo está mudando muito rápido. Novas profissões, novas aptidões, novas maneiras de se relacionar. Em meio a tantas mudanças, começamos a nos perguntar por que as escolas seguiam praticamente no mesmo método tradicional há mais de dois séculos.

Muita gente já se deu conta disso, mas poucos fizeram algo efetivo para melhorar o ensino e deixar o tempo que as crianças passam na escola muito mais atrativo e produtivo.

A Lumiar é uma rede mundial de escolas com esse princípio. Uma rede que nasceu aqui no Brasil, mas já se espalhou pelo mundo, instalando-se em lugares que entendem a necessidade de atualizar a educação para os novos tempos.

Tudo para preparar os estudantes para o mundo contemporâneo, ágil e colaborativo que os espera – em que as habilidades e os conhecimentos necessários vão ser muito diferentes do que se esperava de nossos avós, de nossos pais e de nós mesmos.

Perguntas Frequentes

O método começou a ser desenvolvido nos anos 90, quando Ricardo Semler se perguntou: “Como é possível redesenhar a escola para a sabedoria?“.

Ele já havia quebrado vários paradigmas na gestão de suas empresas, buscando pessoas mais autônomas e responsáveis por sua trajetória, mas achava que o problema estava na base – e percebeu que era necessário aplicar alguns de seus conceitos inovadores para a educação básica de crianças.

Então, ele reuniu muita gente ligada à educação, desde Paulo Freire e o ex-ministro Paulo Renato Souza até professores, pediatras e psicólogos infantis para ajudar a repensar a educação.

Universidade Stanford, a Unesco e a Microsoft avaliaram várias propostas pedagógicas de vanguarda, baseadas nas mais avançadas tecnologias de ensino, e escolheram as 12 escolas mais inovadoras do mundo. A única escola da América Latina a figurar entre elas foi a Lumiar.

Além disso, foi eleita uma das 13 escolas mais inovadoras do mundo pela Organisation for Economic Co-operation and Development (OECD).

Diferentemente de outras escolas, a Lumiar propõe um Currículo em Mosaico e uma educação personalizada.

Um dos reflexos dessa abordagem nova é que, na escola, os estudantes não são separados por série, mas por ciclos.

Em vez de apenas provas ou testes, as avaliações são feitas também por meio de registros, observações, interações e diálogos.

O currículo tampouco segue a divisão tradicional em disciplinas, e sim a transdisciplinaridade, já que o foco está na integração de saberes e na expansão de competências e habilidades.

Sim. A Lumiar criou o Currículo em Mosaico, que é um sistema de organização do conhecimento que forma a arquitetura pedagógica Lumiar.

Ele se baseia em competências e habilidades individuais, referenciadas nos parâmetros curriculares do MEC, ou seja, seu filho vai aprender os conteúdos necessários, mas de uma maneira totalmente inovadora.

As disciplinas são inseridas através de projetos, módulos e oficinas, nos quais o estudante integra todos os eixos previstos no Currículo em Mosaico. O que muda é como ele aprende. E, acredite, isso faz toda a diferença.

A metodologia Lumiar foi traduzida para o Mosaico Digital, nossa plataforma on-line que muda completamente a forma de ensinar e aprender.

Desenvolvida em colaboração com a Microsoft e pesquisadores do MIT e de Harvard, a plataforma torna possível a execução do Currículo em Mosaico, permitindo que o tutor e o mestre planejem a experiência que os estudantes terão em aula, acompanhem sua evolução e verifiquem a aplicação dos conteúdos.

O Mosaico Digital também está disponível para os pais e estudantes.

 

curriculo em mosaico

Provas e notas não são a única maneira de avaliar o conhecimento de um estudante.

Avaliação Integrada, através de Mapas de Desenvolvimento, oferece feedback contínuo e permite entender em que ponto seu filho está, o que precisa ser mais trabalhado e como os objetivos devem ser seguidos.

Mais do que um número ou conceito, a Lumiar oferece a possibilidade de um desenho bem realista do que seu filho realmente aprendeu.

A nossa proposta de educação é com gestão participativa dos estudantes, que discutem as questões importantes da escola.

Temos muita clareza de objetivos, uma organização estruturada e ferramentas especificamente desenvolvidas para alcançá-los. Transformamos o conhecimento em paixão e estimulamos os estudantes a gostarem de aprender.

Veja abaixo um exemplo da grade de horários e atividades de uma turma do Ciclo Fundamental 1:

 

grade de horários

O conceito de educação personalizada parte de uma verdade: seu filho não é igual aos colegas.

A escola busca entender cada estudante individualmente para desafiá-lo a superar a si mesmo.

Esse olhar único para cada estudante acontece através do Mosaico Digital, ferramenta de acompanhamento da evolução do estudante coordenada pelo tutor.

O tutor é o profissional licenciado em educação que acompanha o grupo durante todo o tempo, ao longo do ano, estruturando as metas de aprendizagem e fazendo as avaliações.

E ele que, com um olhar atento e integral ao desenvolvimento de cada estudante, cria ambientes favoráveis para aprendizagem e identifica com o grupo seus interesses, inclinações e expectativas.

O tutor não é especialista em química, história ou matemática. Ele é especialista no seu filho e na educação dele.

Os mestres são profissionais das mais diversas áreas. São pessoas que têm mais do que apenas um conhecimento profundo dos assuntos que vão ensinar ao seu filho: eles têm uma verdadeira paixão pelo tema, desde um cozinheiro para falar de reações químicas até um arquiteto para falar de geometria.

Sim. Você sabia que pesquisas mostram que no método convencional e educação apenas 6,3% do conteúdo é realmente absorvido pelo estudante?

Esse número não serve para nós.

Queremos resgatar o prazer por aprender e formar estudantes críticos e curiosos, capazes de tomar decisões e trabalhar em equipe.

Nossas salas de aula são um reflexo da vida em sociedade. Chamamos isso de multietariedade.

Em outras palavras, temos turmas de 6 a 8 anos, turmas de 9 a 11 anos e turmas de 12 a 14 anos nas quais os estudantes de diferentes idades trocam, aprendem e evoluem juntos, desenvolvendo a habilidade de circular, conviver e respeitar as diferenças. Como é na vida.

Alternar conteúdo

Quando criou a Lumiar, Ricardo Semler tinha apenas uma certeza: as respostas disponíveis já não serviam para as novas perguntas que aparecem a cada dia.

Esse é o mundo que seu filho vai enfrentar. E, mais do que ensinar as respostas prontas, a escola precisa instrumentalizar o seu filho.

A Lumiar é para pessoas que já entenderam que uma formação integral, através de habilidades e competências, vai preparar seu filho para encontrar as respostas neste nosso mundo em constante transformação.

É também um ambiente rico em conhecimento e visões de mundo que irão prepará-lo a responder a perguntas que hoje são impossíveis de imaginar, mas que ele vai encontrar ao longo de toda a vida.

Quer saber mais sobre matrículas?

Preencha o Formulário de Interesse de Matrícula, para agendar uma visita e assim, conhecer pessoalmente nossa escola e a nossa metodologia de aprendizagem.