Educação Infantil

A Escola Lumiar Poços de Caldas oferece uma proposta educacional diferenciada para Educação Infantil. Em nossa escola, os estudantes são agrupados em ciclos multietários de acordo com a idade:

Infantil 1

Infantil 2

Infantil 3

Nos primeiros anos da vida escolar a criança percorre a fase mais importante do desenvolvimento socioemocional e cognitivo. São as habilidades aprendidas nesse período que garantirão uma melhor adaptação e aprendizado no mundo durante toda a vida.

A metodologia Lumiar proporciona aos estudantes da Educação Infantil espaços para atividades de exploração, investigação e campos de experiência, ampliando a autonomia e oportunizando vivências de significação e ressignificação de suas experiências. A partir das interações, são desenhados os projetos – eles respondem tanto ao interesse das crianças como às necessidades de aprendizagem do ciclo.

Nossas atividades são conduzidas por uma dupla de educadores: Tutor e Mestre. O Tutor é o pedagogo responsável pelo desenvolvimento da criança. A partir dos interesses da turma, ele convida o Mestre: profissional especialista ou apaixonado por um tema e que o desenvolve por um tempo com os estudantes.

Do momento da adaptação – feito sob medida para cada criança e cada família – às oportunidades de explorar os próprios limites, na Educação Infantil da Lumiar cada criança é instigada a observar, brincar, investigar, pensar e interagir no mundo e sobre o mundo. Todos os dias.

Diferenciais Lumiar

Na Escola Lumiar, cada estudante possui um currículo em mosaico composto de habilidades e competências organizadas nos seguintes eixos de desenvolvimento:

Aprendizagem Ativa

Nossa abordagem estimula o estudante a explorar e aprender a partir de investigações e projetos transdisciplinares.

Foco no desenvolvimento de habilidades

Nosso currículo considera as potencialidades e necessidades de cada criança, visando seu desenvolvimento integral.

Programa Bilíngue

A inserção do inglês se dá a partir de contextos reais, de forma natural e divertida, alinhada aos nossos pilares metodológicos.

Nossos profissionais

O Tutor (pedagogo) é o adulto de referência e o Mestre é o apaixonado por um tema e o compartilha com as crianças.

Estrutura

Nossos espaços dialogam com a prática pedagógica. Priorizamos uma arquitetura humanizada que assegura segurança e conforto aos estudantes e favorece a construção de sua autonomia. Toda a escola é um ambiente educador e a criança é convidada a se apropriar de todo espaço.

Áreas como o gramado, o muro com azulejos e a sala das sensações convidam as crianças a desenvolverem suas habilidades sociais, cognitivas e motoras. Tudo planejado de maneira que crianças e educadores possam alterar a configuração de acordo com a experiência a ser realizada, o que permite que sejam integrantes ativos dos espaços.

Matriz de Habilidades, Competências e Conteúdos

Na Escola Lumiar, cada estudante possui um currículo em mosaico composto por uma Matriz de Competências e Habilidades, que contém uma seleção de competências e habilidades a serem desenvolvidas ao longo das experiências de aprendizagem vividas na escola.

mosaico de aprendizado do aluno

Os três eixos organizadores dessas competências são:

1. Pensar, pesquisar e criar

2. Observar, mover, agir

3. Sentir, expressar, conectar

Esses eixos abarcam competências e habilidades que permitem o desenvolvimento de uma gama de operações essenciais para a aquisição do saber: observar, classificar, organizar, explicar, provar, abstrair, reconstruir, fazer conexões, antecipar e concluir. Essas competências e habilidades são humanamente universais, fundamentais para a interação e podem ser potencialmente desenvolvidas a partir de uma ampla interação com o meio.

Esse processo de interação com o objeto de conhecimento e com os outros indivíduos possibilita a construção de níveis de saber cada vez mais complexos.

Relacionada aos eixos organizadores, existe uma Matriz de Conteúdos para a Educação Infantil que cobre muitas áreas de conhecimento, desde as áreas tradicionais até outras que são altamente relevantes no século XXI:

Ambas as matrizes consideram em sua elaboração os documentos curriculares nacionais: Parâmetros Curriculares Nacionais, Base Nacional Comum, Referencial Curricular Nacional para a Educação Infantil, entre outros.

Modalidades Organizativas

Para suportar o desenvolvimento das habilidades e competências dos estudantes, como também o aprendizado dos conteúdos, nossa escola utiliza as seguintes modalidades educativas:

Projetos

O trabalho com Projetos parte de uma situação investigativa, de um problema ou questão que os estudantes devam resolver com autonomia e apoio dos educadores. Desta maneira, pressupõe-se que, ao criar suas hipóteses e estratégias, os estudantes encontrem sentido para o que estudam e construam seu próprio conhecimento, ao mesmo tempo em que desenvolvam competências essenciais como o espírito crítico e de trabalho em equipe.

Oficinas

A Oficina é uma modalidade do Modelo Lumiar que tem como fio condutor de seus encontros o desenvolvimento de uma competência (e respectivamente, um conjunto de habilidades) pertinente aos interesses e necessidades dos estudantes. Junto às outras modalidades, é capaz de promover uma aprendizagem significativa a todos que participam e se desenvolvem a partir da efetivação dessa prática.

Módulos

Os Módulos são focados no desenvolvimento de conteúdos pertinentes ao grupo. Diferentemente da Oficina, dedica-se um período de tempo para se debruçar sobre determinada temática. A pertinência pode ser dada pela necessidade de aprender algo fundamental para o desenvolvimento de habilidades e/ou aprendizagem de conteúdos que precisam de requisitos prévios, e pelo benefício de aprender conteúdos de maneira mais linear e sistemática.

Pesquisa Individual

A Pesquisa ou o Projeto Individual é uma modalidade educativa permanente na Escola Lumiar. Sua peculiaridade é propiciar momentos individuais para que os estudantes produzam, construam e busquem conhecimento de maneira autônoma num processo individualizado e que não envolve uma construção coletiva – como acontece nos Módulo, Oficinas e nos Projetos. Assim, a criança pode desenvolver um projeto pessoal de acordo com o seu interesse individual.

Atividades Permanentes

Além dos Projetos, Oficinas, Módulos e Pesquisa Individual, a rotina escolar ainda conta com atividades permanentes que ajudam a compor a régua de horários dos estudantes.

Roda

É a assembleia escolar na Metodologia Lumiar, e onde todos os agentes do cotidiano da escola têm lugar, voz e voto. Nela, discutem-se os informes acerca do dia a dia e as pautas que podem ser sugeridas e inscritas por todos que necessitarem ou assim desejarem.

Comissões

As comissões surgem para tratar, em outros momentos da rotina, da discussão e encaminhamentos de temas específicos levantados na Roda. “Comissão de Aniversários” e “Comissão de Manutenção” são exemplos de comissões.

Leitura de Mundo

A leitura de mundo tem como objetivo a interação dos estudantes com textos e demais produtos midiáticos. Nesta atividade os estudantes são estimulados a questionar essas informações para compreender o mundo a sua volta.

Ainda tem dúvidas?

Acesse a página de Perguntas e Respostas e saiba mais sobre como formamos cidadãos para o futuro em nossa escola!